Remoção de tártaros

O que é remoção de tártaros?

A gengivite é, muitas vezes, causada pela formação da placa bacteriana. A melhor maneira de removê-la é com a escovação dos dentes duas vezes ao dia. Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar. Nessas áreas, a placa bacteriana pode se acumular e, eventualmente, se mineralizar, formando um depósito duro e quebradiço denominado cálculo dentário ou tártaro, que é impossível de ser removido apenas com a escovação. Quando não removida, mais placa bacteriana pode se formar ao redor dos dentes e potencialmente embaixo da linha da gengiva, agravando a gengivite.

indicações

As visitas regulares ao dentista são essenciais para ter a saúde bucal em dia.
O indicado, para maioria dos casos, é que o paciente vá a cada seis meses. Isto porque esse cuidado previne problemas maiores na sua cavidade bucal. “Se não tratado,
o tártaro causa manchas na superfície dental, gengivite e periodontite (doença que acarreta a perda óssea)”. Por isso, para quem realizou a limpeza profissional para remover o tártaro, também conhecida como terapia periodontal básica, é preciso continuar se cuidando. Quando abordada sobre prevenção, o odontologista recomendou ter uma higiene bucal adequada, contando com a escovação e fio dental após as refeições, pelo menos três vezes ao dia.

Procedimentos

O tártaro, uma vez instalado, só pode ser removido por um dentista. Existem 4 técnicas de limpeza dental utilizada por profissionais:

Limpeza padrão

A remoção do tártaro e da placa bacteriana é feita utilizando jatos de bicarbonato, extratores de tártaro, curetas e ultrassom odontológico, a critério do profissional. Após o procedimento de limpeza, é feito um polimento e aplicação de flúor.

Desbridamento de boca cheia

É semelhante ao procedimento padrão, acrescido de uma aplicação de irrigação antimicrobiana por baixo da gengiva. É uma limpeza extensiva, recomendada nos casos em que a limpeza comum seria insatisfatória.

Aplainamento de raiz e dimensionamento de profundidade

Mais que um procedimento, é um tratamento indicado para casos onde já há alguma doença periodontal. Além da remoção de tártaro e placa, e de irrigação antimicrobiana, é feita uma aplicação de antibióticos nos locais necessários. Procede-se também ao aplainamento da raiz, suavizando sua superfície e possibilitando mais rapidez na cicatrização. Utiliza-se anestesia local.

Limpeza periodontal

É uma extensão do tratamento anterior, para situações onde os resultados não foram os esperados. É realizado apenas nos locais afetados e com a utilização de anestesia.

Considerando todo o desconforto que tratamentos deste nível podem trazer, é altamente desejável que não sejam necessários e que apenas a limpeza padrão seja suficiente. Para tanto, recomenda-se que a profilaxia seja realizada pelo menos 2 vezes por ano.

indicações

As visitas regulares ao dentista são essenciais para ter a saúde bucal em dia.

Procedimentos

Limpeza padrão