Cirurgia de Cistos
O que é Cirurgia de Cistos?
O cisto pode ser identificado por uma radiografia panorâmica. Os cistos geralmente têm uma forma lisa, um pouco circular e podem parecer completamente separados do dente adjacente a ele. Em alguns casos, o dente faz parte do cisto e é extraído como parte do processo para remover o cisto.
Os cistos podem ter origem no desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, ou origem congênita, isto é, desde o nascimento. Em ambas as situações, a remoção é possível e necessária por meio de cirurgia odontológica.
A retirada do cisto é um processo simples. Porém, é necessário o envio de biópsia para fins investigativos, para descobrir a origem do cisto e do que ele está preenchido, resguardando assim a saúde do paciente. O tratamento posterior à retirada do cisto varia de acordo com o resultado da biópsia.
O tratamento dos cistos é cirúrgico. Dependendo do tamanho, tipo e localização da lesão, o procedimento pode ser apenas a incisão, drenagem do conteúdo do cisto e destruição da cápsula. O mais recomendado é a retirada completa do cisto incluindo a sua cápsula. A permanência da cápsula, ou de um fragmento desta, pode ser responsável pelo retorno da lesão.
Deve-se evitar espremer os cistos, pois isso pode provocar a ruptura de sua cápsula e eliminação de seu conteúdo dentro da pele, o que causa inflamação intensa no local.
Cistos inflamados devem ser tratados com anti-inflamatórios e antibióticos, de acordo com cada caso. A drenagem do conteúdo do cisto acelera o processo de cura.
Como em todos os tipos de procedimentos cirúrgicos associados aos dentes do siso e à remoção de tecido ósseo, o período de cicatrização pode variar de uma semana a alguns meses, dependendo da gravidade e do tamanho do cisto. Geralmente, pode ser necessário apenas um procedimento, mas pode haver consultas pós-cirúrgicas. Podem ser feitos exames odontológicos de imagem para monitorar a evolução da cicatrização. O cirurgião pode sugerir o uso de um enxaguante bucal para eliminar os germes.